O dinheiro faz o mundo girar
O dinheiro faz o mundo girar! Mas porque é que o dinheiro é tão importante? O dinheiro é fulcral para tudo o que fazemos no dia-a-dia. Quantas transações fazemos numa semana? Quantas escolhas fazemos porque temos ou não temos dinheiro? O dinheiro é importante por causa do que pode fazer por nós. Dá-nos a liberdade de fazer escolhas; desde escolhas básicas relacionadas com o que vamos comer ao jantar desta noite até escolhas mais importantes, tais como a cidade em que podemos viver. O dinheiro permite-nos apoiar as nossas famílias, retribuir às nossas comunidades, apoiando, por exemplo, instituições de caridade e causas que nos são queridas. O dinheiro também nos permite obter uma boa educação, assegurar um bom emprego, viajar pelo mundo, criar uma família, etc. Com dinheiro, podemos ir longe! Apesar do dinheiro não ser tudo na vida, existindo outras coisas que valorizamos mais ao nível pessoal e social, é algo que todos precisamos e que todos temos em comum. Todos os países do mundo utilizam o dinheiro como para gerir o comércio; para comprar bens e serviços, para cobrar impostos aos cidadãos e empresas; para pagar os cuidados de saúde, educação e serviços sociais. Todas estas atividades estão em cada uma das economias do mundo, pelo que o dinheiro faz realmente o mundo girar!
Mas o que acontece quando o próprio valor do dinheiro sobe ou desce? E se o valor do dinheiro descer de tal forma que o que temos nas nossas contas bancárias fique subitamente sem valor? Neste WebQuest, vamos descobrir o que acontece nesta situação. Pode parecer uma situação negativa; mas os cidadãos informados são cidadãos com poder, pelo que é tempo de pensar no que pode acontecer quando a nossa relação e dependência se agravam.
Os termos chave explorados neste WebQuest incluem:
- Inflação: quando há um aumento geral dos preços de bens e mercadorias, enquanto há uma redução no valor de compra do dinheiro;
- Deflação: quando se verifica uma diminuição do nível geral de preços de bens e serviços. A deflação ocorre quando a taxa de inflação desce abaixo de 0%. Enquanto a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo, a deflação aumenta-o, o que significa que se pode agora comprar mais bens e serviços pelo mesmo dinheiro. Parece ótimo, mas com o tempo pode causar um colapso económico;
- Especulação: quando os negócios são realizados na expetativa de um retorno financeiro significativo. Contudo, existem riscos e a especulação pode ser “um tiro no pé”.
- Lucro: quando há um ganho financeiro. Em negócios, o lucro é tipicamente a diferença positiva entre o dinheiro que é gasto na compra de bens, na operação ou na produção de algo e o que é ganho.
- Compensação: já ouviste falar do termo "cobrir as apostas"? Bem, este é o termo oficial para tal. Compensação é quando um comerciante assume uma posição oposta em relação a uma posição original de abertura no mercado de valores mobiliários.
Seguramente que já leste sobre a inflação na Zona Euro na história recente, designadamente sobre a recessão económica na década de 1980 e a crise económica de 2008. Seguramente que queres também aprender mais sobre o que a inflação poderá significar para ti e para a tua família no futuro. Na sequência do surto da COVID-19, especialistas ao nível mundial têm abordado a recessão económica resultante, bem como a depressão que se lhe pode seguir. Alguns especialistas consideram que poderá ser o pior colapso financeiro desde a Depressão dos anos 30 do século passado. O impacto da Depressão dos anos 30 foi bastante grave devido a uma taxa de inflação negativa, ou deflação, bem como ao rápido crescimento dos números do desemprego e à perda de poder de compra pessoal para todos os cidadãos. Sabias que a taxa de deflação era de -11,38% em 1932? Este é um nível de deflação sem precedentes. Mas o que acontece no extremo oposto da escala? Na Alemanha dos anos 20, assistimos a casos de hiperinflação na República de Weimer. Nessa altura, a Alemanha estava a lutar para pagar as reparações de guerra da I Guerra Mundial e a resposta do governo foi imprimir mais e mais dinheiro. Isto resultou no esgotamento do valor do dinheiro; o que levou à hiperinflação. Em Weimer, em janeiro de 1923, um pão custava 250 marcos; este preço subiu para 200.000 milhões de marcos em dezembro do mesmo ano. Esta situação corresponde à hiperinflação, o que é aterrador!
Algumas das previsões referem que também nós poderíamos viver níveis recorde de inflação muito preocupantes. No entanto, tal deve-se sobretudo ao facto de não sabermos o que significará para a nossa vida. Investiga o que é a inflação procura compreender o que poderá significar para a tua vida. Saber como poder ser potencialmente afetado pela inflação ajudar-te-á a preparares-te para qualquer consequência económica potencialmente negativa da crise de saúde pública de 2020.
Neste WebQuest, irás completar os três passos seguintes.
- Investigar o que é a inflação.
- Determinar qual é papel dos bancos em relação à inflação.
- Compreender as consequências da inflação para ti e para a tua família.
- O Investigar o que é a inflação.
O primeiro passo para compreender o que é a inflação e como pode ter impacto nas finanças pessoais é investigar o tema e desenvolver a tua própria compreensão. Os links seguintes ajudar-te-ão a obter uma fundamentação geral sobre termos chave que terás de compreender para poder falar com a tua família sobre a inflação.
VÍDEO - O que é a inflação?:
VÍDEO - O que é a inflação?:
O que é a Inflação?:
Inflação, medidas e gestão:
A tarefa seguinte para compreenderes a inflação é determinar o papel do dinheiro na economia e o papel que os bancos desempenham na criação de dinheiro. Estas podem parecer tarefas complicadas, mas os links seguintes ajudar-te-ão a desenvolver a tua compreensão sobre o dinheiro e sobre como é vital para a nossa economia. Se precisares de algum apoio adicional, porque não envolver os teus amigos e família e pedir-lhes que te ajudem nestas tarefas de investigação? Os links seguintes são um bom começo para a investigação sobre estes temas:
[VIDEO] De onde vem o dinheiro
Como os bancos criam o dinheiro
[PODCAST] Funções do dinheiro
Sem dinheiro, sem inflação - o papel do dinheiro na economia
Outra questão importante a investigar é determinar a nossa relação com a inflação através das economias do mundo. Uma vez que vivemos na Europa, concentrar-nos-emos, nesta fase, apenas nas economias da Zona Euro. Procura informação sobre os níveis históricos de inflação na Europa ao longo dos últimos 20 anos, pois permitir-te-á uma noção de como as nossas economias são moldadas pela inflação e como estas também moldam a taxa de inflação. Compreenderás, assim, o impacto que a inflação pode ter nas nossas economias. Os links seguintes ajudar-te-ão a pesquisar este tópico, mas vai mais longe, com a tua própria pesquisa. Quando tiveres concluído a investigação, cria um gráfico - pode ser uma tabela ou fluxograma - para mostrar a taxa de inflação na economia no teu país durante os últimos 10-20 anos, dependendo dos dados disponíveis:
Taxa de Inflação da Zona Euro
Inflação dos preços no consumidor na zona do euro desde 1961
Inflação, preços ao consumidor (% anual) - União Europeia
- Determinar qual é papel dos bancos em relação à
inflação.
Compreendes, agora, o que é a inflação e como tem tido impacto nas nossas economias nas últimas duas décadas. Sabes o que é a inflação. Mas o que a causa e de onde vem? Para compreenderes a origem da inflação, é necessário investigar o papel que os bancos desempenham na influência da inflação. Os links seguintes ajudar-te-ão a compreender a relação entre bancos, política financeira, taxas de juro e, em última análise, a inflação. Quando tiveres dominado o tema e compreendido o papel que os bancos desempenham na influência da taxa de inflação, desenha um organigrama para traçar a relação entre os bancos e a inflação.
- Qual é a Relação entre Inflação e Taxas de Juro?
- Qual é a Relação entre Inflação e Taxas de Juro?
- Bancos Centrais - Papel no Controlo da Inflação: Um Ensaio de Investigação
- Política Monetária e Banca Central:
- Desenhar um organigrama
Para aprofundar ainda mais a compreensão deste tópico, revê o gráfico que desenvolveste na primeira tarefa, enquanto avalias as medidas que foram tomadas pelos bancos do teu país para provocar os aumentos e quedas da inflação ao longo dos últimos 10 anos. Quando concluíres esta pesquisa, cria uma linha temporal para representar a relação entre a ação dos bancos e a taxa de inflação. Será um instrumento de referência útil para explicar a relação entre a ação dos bancos e a taxa de inflação à tua família. Utiliza o Google Slides ou o Google Docs para criar esta linha temporal, pois podes facilmente partilhá-la online com os membros da tua família e convidá-los a colaborar a aumentar a linha temporal, mais atrás na história. Para orientação sobre como criar uma linha temporal, os seguintes links podem ser úteis:
- [VIDEO] Como Criar uma Linha Temporal no Google Slides
- [VIDEO] Como Fazer uma Linha Temporal no Google Docs
Embora esta seja uma viagem pela via da memória, a tua tarefa é determinar o que é que a inflação pode significar para a tua família. Para tal, a próxima tarefa de investigação terá de se concentrar mais perto de casa e dos dias de hoje! Faz alguma pesquisa para identificar os principais bancos da tua cidade ou vila. Visita-os pessoalmente ou realiza pesquisas online para comparar as ofertas que têm para as pessoas abrirem e gerirem contas pessoais.
Quando tiveres concluído esta pesquisa, compila uma lista das diferentes ofertas disponíveis e pede aos teus pais, irmãos, avós, tias e tios para falarem sobre as diferentes ofertas que os bancos têm. A partir desta discussão, tenta avaliar o pensamento e a atitude que todos os membros da família têm em relação a estes bancos e em relação ao dinheiro em geral. Esta deve ser uma discussão frutuosa. Por isso, reserva algum tempo para falar com a família sobre dinheiro e bancos locais!
- Compreender as consequências da inflação para ti
e para a tua família.
Agora compreendes o que é a inflação, como tem tido impacto nas nossas economias ao longo do tempo e como é influenciada pelas políticas fiscais dos bancos que fixam as taxas de juro. É altura de trazer esta informação para um nível mais pessoal e determinar o impacto que a inflação poderá ter sobre ti e a tua família, o que representa a peça final do puzzle. Os links seguintes podem ajudar-te a completar este puzzle e a determinar como a inflação pode impactar na tua vida:
- Estes gráficos descrevem como a inflação afeta diretamente a família
- Estes gráficos descrevem como a inflação afeta diretamente a família
- Como a Inflação Impacta a tua Vida
Agora que percebes como a tua família pode ser afetada pela inflação e inflação negativa ou deflação, o mais útil que podes fazer pela família é aconselhá-los sobre os melhores hábitos e comportamentos que devem ter para qualquer das eventualidades. A tua tarefa final é compilar uma lista de ações a fazer e a não fazer para a família viver no caso de termos inflação ou deflação como resultado do COVID-19. Os links seguintes ajudar-te-ão a determinar os hábitos que todos nós devemos seguir em ambos os casos:
Depois de completar este WebQuest, posso:
Reconhecer o papel dos bancos na criação de dinheiro | ||
Relacionar dinheiro e inflação | ||
Refletir sobre o papel do dinheiro na economia | ||
Comparar os anúncios de bancos comerciais na minha cidade | ||
Analisar o efeito da inflação na vida das pessoas | ||
Identificar os diferentes agentes económicos | ||
Avaliar a forma como o dinheiro é visto pelas pessoas | ||
Aconselhar boas atitudes, tanto na inflação baixa como alta | ||
Representar o papel da família na economia |
* Se respondeu SIM a quase todas as perguntas de autoavaliação; Parabéns por completar a WebQuest! Se respondeu NÃO a mais de metade das afirmações, deve percorrer novamente a WebQuest e adquirir mais conhecimentos e competências.
Com este WebQuest, aprendeste sobre a nossa relação com o dinheiro e como a frase "o dinheiro faz o mundo girar" é verdadeira. De alguma forma, o dinheiro influencia a vida de todas as pessoas e comunidades deste planeta. Embora seja um produto do homem (antes da existência de dinheiro, as pessoas negociavam ou trocavam bens), o dinheiro e o sistema financeiro tornaram-se uma parte essencial da estrutura das nossas economias e sociedades. Ao utilizar o dinheiro para pagar e fixar preços para a energia, educação, cuidados de saúde, mercado de trabalho, transportes e logística, o funcionamento da nossa sociedade tornou-se tão entrelaçado com o dinheiro que não podemos funcionar sem o mesmo.
No sistema financeiro, os preços sobem e descem. Estas flutuações são influenciadas pela procura global de mercadorias e são também influenciadas pelo comportamento dos consumidores e comerciantes. Por exemplo, no passado, o petróleo era considerado o ouro líquido. Contudo, vimos durante o bloqueio COVID-19 de 2020 que o preço do petróleo caiu para um valor negativo, ou seja, abaixo de zero dólares por barril. Esta queda de preços chocou o mundo, mas quando a população mundial não viajava para trabalhar, quando empresas e indústrias inteiras pararam, quando as pessoas não podiam voar ou viajar para o estrangeiro, a procura de petróleo caiu juntamente com o preço. Esta situação mostra o papel que nós, os consumidores, desempenhamos ao influenciarmos a nossa economia e o poder do nosso comportamento para causar ondas de choque através do mundo financeiro. Assim, embora o dinheiro faça girar o mundo, também temos um papel a desempenhar para influenciar a forma como o dinheiro funciona!
Aprendeste
também sobre a origem do dinheiro, o papel que os bancos desempenham na criação
de dinheiro, o que é a inflação e qual o papel dos bancos na inflação, bem como
alguns bons hábitos e comportamentos que tu e a tua família podem ter quando as
nossas economias se encontram em inflação e também em deflação. Para muitas
pessoas, o dinheiro é algo com que se devem preocupar; mas na realidade,
compreender o que é o dinheiro, de onde vem e como apoia as nossas economias é igualmente
importante. Desenvolver a cultura financeira para compreender o dinheiro e o
seu papel nas nossas vidas é algo importante durante toda a nossa vida. É
importante que o dinheiro não seja algo que se receie ou enfatize, mas sim que se
compreenda e se saiba como interpretar o que acontece na banca nacional e
internacional, para que possa adaptar os comportamentos de despesa em
conformidade. Saber o que fazer em tempos de inflação ou deflação e compreender
como estas diferentes tendências financeiras podem ter impacto nas tuas
finanças pessoais e familiares é o primeiro passo para assumires o controlo das
tuas finanças e estar preparado para a economia global!