Acerca das minhas prioridades
O consumo é um conceito importante em economia, pois contribui para o seu crescimento e sucesso. Quando compramos algo, estamos a contribuir para toda uma cadeia. Do produtor ao distribuidor, várias empresas podem continuar a existir e a manter empregos por causa do consumo. Assim, as taxas de emprego beneficiam do consumo. Os impostos também beneficiam de ambos, emprego e consumo. A segurança social beneficia dos impostos. Portanto, como podes ver, tudo isto está ligado.
Mas em alguns casos, podemos gastar dinheiro em produtos e serviços que não acrescentam muito às nossas vidas, dinheiro que poderia ser útil para enfrentar outras despesas ou mesmo para poupar. Gastos supérfluos; é isso a que nos estamos a referir. É importante ter essa perceção, refletindo sobre as escolhas que fazemos quando estamos a consumir. No limite, os gastos supérfluos podem levar ao desperdício e isso merece a nossa atenção e reflexão.
Reflitamos sobre as nossas prioridades em relação ao consumo, particularmente sobre gastos supérfluos e desperdício e sobre o que podemos fazer de forma diferente.
- Encorajar um consumo familiar responsável
Para encorajar um consumo familiar responsável, deves identificar os principais gastos da tua família, num mês regular, tentando identificar os relevantes e eventuais gastos supérfluos, tendo em conta o papel do consumo na economia.
- Mostrar alternativas às despesas familiares supérfluas
Com o objetivo de seres um consumidor responsável, deves ser capaz de estabelecer as tuas prioridades em relação às coisas que uma família normalmente compra e analisar os gastos supérfluos que eventualmente são feitos. Em relação a isso, podes apontar alternativas, ou seja, produtos mais eficientes ou mesmo uma mudança num hábito específico.
- Criar cenários para evitar o desperdício
Primeiro, deves identificar o que pode ser um desperdício num contexto de consumo familiar e, depois, identificar formas de o reduzir, nomeadamente o que pode representar esse desperdício num orçamento familiar médio.
- Encorajar um consumo familiar responsável
Podes usar estes links ou outros para recolher alguma informação sobre o impacto do consumo na economia, itens de gastos importantes num contexto familiar e ideias para um consumo familiar responsável:
https://www.thebalance.com/consumer-spending-definition-and-determinants-3305917
https://www.thebalance.com/consumer-spending-trends-and-current-statistics-3305916
https://www.jstor.org/stable/1031245?seq=1
https://www.weforum.org/agenda/2019/09/why-responsible-consumption-is-everyone-s-business/
https://www.weforum.org/platforms/shaping-the-future-of-consumptionDepois, deves identificar as despesas de consumo na tua família num mês regular, detalhando diferentes tipos de despesas - Habitação; Serviços Financeiros e Seguros; Cuidados de Saúde; Educação; Internet e telemóveis; Alimentação; Outros bens não duradouros - e a sua relevância para o bem-estar da família. Todas as despesas são relevantes ou existe uma parte que é supérflua? Usa uma apresentação para resumir as conclusões e depois, discute-as com a tua família.
- Mostrar alternativas às despesas familiares supérfluas
Podes usar estes links ou outros para obter algumas ideias sobre diferentes prioridades que as pessoas possam ter no que diz respeito a gastar dinheiro, bem como alternativas aos gastos supérfluos:
https://www.thoughtco.com/sociology-of-consumption-3026292
https://web.extension.illinois.edu/toughtimes/menu_spending.cfm
https://www.thebalance.com/how-to-prioritize-your-budget-453693
https://www.thoughtco.com/what-is-an-ethical-consumer-3026072
https://www.thoughtco.com/ethical-consumer-challenges-3026073
https://www.youtube.com/watch?v=lAxLYYM2YoADeves apresentar a tua própria perspetiva, fazendo uma síntese com: 1) quais devem ser as prioridades em termos do consumo familiar; 2) o que pode ser considerado como despesa supérflua e 3) o que pode ser considerado como alternativas a essa despesa supérflua.
- Criar cenários para evitar o desperdício
Podes usar estes links ou outros para ver algumas dicas sobre o que pode ser considerado desperdício, as situações em que pode ocorrer e os cenários para o evitar:
https://www.healthline.com/nutrition/reduce-food-waste#section1
https://greatist.com/health/how-to-ways-reduce-food-waste#1
https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/how-reduce-food-waste
https://greenactioncentre.ca/reduce-your-waste/14-ways-to-reduce-water-waste/
https://greenactioncentre.ca/reduce-your-waste/food-waste-is-a-bigger-problem-than-you-may-think/Deves criar uma apresentação que melhor se adeque ao teu objetivo, identificando formas de reduzir o desperdício no contexto familiar e o que pode representar num orçamento familiar médio. Para completar esta tarefa, deves pesquisar e obter a opinião de outros membros da família para que a tua apresentação possa ter uma perspetiva global.
Depois de completar este WebQuest, posso:
Refletir sobre o impacto do consumo na economia | ||
Estabelecer prioridades | ||
Descrever o desperdício | ||
Selecionar os principais itens de despesa da minha família | ||
Analisar os gastos supérfluos | ||
Discutir sobre situações de desperdício | ||
Incentivar a um consumo familiar responsável | ||
Mostrar alternativas às despesas familiares supérfluas | ||
Criar cenários para evitar o desperdício |
* Se respondeu SIM a quase todas as perguntas de autoavaliação; Parabéns por completar a WebQuest! Se respondeu NÃO a mais de metade das afirmações, deve percorrer novamente a WebQuest e adquirir mais conhecimentos e competências.
É importante compreender o impacto do consumo na economia. Não devemos esquecer que existem empregos de pessoas por detrás dos bens e serviços que compramos. Portanto, além de nos dar prazer, gastar dinheiro tem uma componente útil.
No entanto, é também importante ter uma atitude consciente e responsável em relação às nossas rotinas diárias de consumo. "Porque é que eu comprei isto? O que é que eu tinha em mente quando decidi comprá-lo"? - já tinhas este tipo de pensamento? Se sim, este é um WebQuest útil para ti. Se não, não importa: sabes que prevenir é melhor do que remediar, certo?
Ao realizar este WebQuest, foste desafiado a refletir sobre o padrão de consumo que ocorre na tua casa, feito por ti e pela tua família. Mas também foste confrontado com gastos supérfluos e desperdício. Mesmo que isso não seja uma realidade na tua família, tiveste a oportunidade de refletir sobre algumas situações que ocorrem num contexto de consumo familiar e identificar o que pode ser melhorado no que diz respeito a gastar dinheiro, tendo em vista um consumo familiar responsável. É tudo uma questão de definir as tuas prioridades!