Estratégias de ganho
Poderás estar a perguntar-te por
que razão há tanta pressão para poupar dinheiro. Se tens o suficiente para
pagar tudo o que precisas, porquê preocupares-te em poupar dinheiro todos os
meses?
Estamos todos expostos a ter um
problema e, desse modo, podemos necessitar de muito dinheiro para o resolver.
Uma avaria no teu carro ou mota ou algum problema em casa, um acidente, etc. Se
tiveres economias para estes casos, as despesas não afetarão as tuas finanças e
resolverás tudo mais rapidamente. Não te soa bem? Também te permite resolver
emergências de saúde
imprevistas. Lembra-te que resolver estes problemas rapidamente pode ser a
diferença entre a vida e a morte e, se não estiveres preparado, pode levar-te a
mais problemas.
Criámos este WebQuest para te ajudar a refletir sobre a importância de poupar dinheiro, selecionar formas de o fazer, explorar novas estratégias para fazer da poupança um hábito, de modo a ajudar-te a reservar uma parte dos teus rendimentos que será utilizada em planos futuros. Terás de realizar três tarefas que te ajudarão a atingir os teus objetivos de poupança. Todas as tarefas são acompanhadas de links úteis que poderás utilizar para as poder concluir.
- A tua relação com o dinheiro
Reflexão sobre como vês o dinheiro e qual a tua relação com ele. Para alguns, o dinheiro é algo tão valioso como a saúde ou o amor. Certamente, desejaram-te, no ano novo, "saúde, amor e fortuna". Para outros, o dinheiro pode ser algo "sujo". É necessário para viver, mas pode corromper-nos se o desejaremos em excesso. Há também aqueles que dizem que o dinheiro é algo irrelevante.
- Formas de poupar dinheiro e estratégias de poupança a curto e longo prazo.
Lembra-te que enquanto estiveres a pagar uma dívida, deves aprender a viver com menos e isto requer esforço, disciplina, responsabilidade e alguns sacrifícios. O bom é que existem muitas alternativas económicas, tais como poupar e/ou utilizar produtos caseiros para usar em casa ou atividades para fazer durante o fim-de-semana que se tornam igualmente divertidas, permitindo poupar dinheiro sem nos afogarmos em dívidas. Ao estabelecer objetivos de despesa, a maioria das pessoas descobre que pode poupar dinheiro regularmente mais do que pensa. É por isso importante estabelecer objetivos de poupança, explorar e descrever estratégias que úteis para poupar dinheiro de forma eficiente.
- A taxa de juro e a importância da mesma para as tuas poupanças.
Quando as pessoas decidem poupar, a taxa de juro é sempre colocada em último lugar. Para a maioria das pessoas, as decisões sobre a poupança dependem das suas circunstâncias individuais. Os estudantes, por exemplo, devido aos empréstimos estudantis têm menos possibilidades de poupar, mas alguém na casa dos 40 ou 50 anos pode querer poupar para ter uma melhor reforma. A taxa de juro não afeta assim tanto a mudança de um plano individual de poupança. Alguém que está próximo da idade da reforma, por exemplo, não vai aumentar os seus gastos só porque a taxa de juros é baixa.
- A tua relação com o dinheiro.
Quando tomas atenção à tua relação com o dinheiro, podes obter alguns conhecimentos importantes sobre ti próprio. Numa folha branca, identifica os seguintes aspetos:
Receios - És confiante sobre questões financeiras e estás disposto a correr riscos ou estás sempre com medo de ficar sem dinheiro?
Pensamento - Achas sempre que não há dinheiro suficiente e que tens muitas despesas?
Recordações - A maioria de nós tem recordações nem sempre felizes sobre dinheiro quando éramos crianças. Por exemplo, se os nossos pais não tinham dinheiro suficiente para nos inscreverem numa qualquer atividade que desejávamos muito.
Aspirações - O dinheiro afeta aquilo de que acreditas ser capaz?
Os links seguintes ajudar-te-ão a explorar a tua relação com o dinheiro.
https://www.moneyadviceservice.org.uk/en/articles/money-problems-and-poor-mental-wellbeing
http://cepvi.com/index.php/test/test-generales/cual-es-tu-relacion-con-el-dinero
https://origenyenergia.com/2016/04/dineroyemociones/
- Formas de poupar dinheiro e estratégias de poupança a
curto e longo prazo
A poupança pode tornar-se um hábito verdadeiramente difícil de cumprir quando as tentações abundam à nossa volta dia após dia. Gastar dinheiro em alguns produtos que podemos fazer em casa também dificulta o nosso processo de poupança. Além disso, os fins-de-semana podem também tornar-se o pior inimigo da nossa carteira, uma vez que tendemos a ter muito tempo livre e ficamos ansiosos por fazer algo diferente, fora da rotina.
É importante fazeres a ti próprio algumas perguntas: Porque é que queres melhorar a tua situação financeira? Porque é que queres poupar? Responder a estas perguntas motivacionais também te dará uma atitude adequada em relação ao dinheiro e à forma como o poupar. As poupanças a curto prazo são importantes, ao decidires colocar de parte uma percentagem do teu salário durante um ano para fazeres férias, por exemplo. No entanto, quando decidires abrir uma conta poupança a longo prazo, deves estar ciente de que deves não mexer na mesma até atingires o teu objetivo.
Pensa em algumas formas de te ajudares a ti próprio a poupar dinheiro e apresenta o resultado através de uma pequena banda desenhada ou de outra forma criativa.
https://www.businessinsider.com/ted-talks-that-will-make-you-smarter-about-your-money-2016-2
https://medium.com/kaizen-habits/kakeibo-how-the-japanese-art-of-budgeting-can-help-you-save-money-7f393c1f7224 - Taxa de juro e a importância da mesma para as tuas poupanças
Ainda que quando a taxa de juro aumente encoraje as pessoas a começar a poupar, a ligação entre as taxas de juro e a poupança não é realmente óbvia, uma vez que existem muitos outros fatores que afetam a percentagem do rendimento poupado. Através desta tarefa, é necessário pensar nas seguintes questões: Quais são os fatores que afetam a taxa de poupança? O desemprego pode ser uma razão encorajadora para começar a poupar? O tipo de conta poupança bancária afeta a taxa de juro?
Vê os seguintes links:
https://www.thebalance.com/where-to-keep-your-savings-1289904
https://www.eulerhermes.com/en_global/economic-research/insights/how-europes-falling-interest-rates-have-driven-savings-higher.html
Depois de completar este WebQuest, posso:
Refletir sobre a importância de poupar | ||
Reconhecer a diferença entre poupança a curto e a longo prazo | ||
Selecionar formas de poupar dinheiro | ||
Analisar o papel da poupança na economia | ||
Comparar risco e taxa de juro | ||
Selecionar produtos de poupança para diferentes objetivos | ||
Implementar estratégias de poupança no dia-a-dia | ||
Decidir quais os produtos que melhor se adequam à poupança | ||
Estar mais confiante sobre questões financeiras |
* Se respondeu SIM a quase todas as perguntas de autoavaliação; Parabéns por completar a WebQuest! Se respondeu NÃO a mais de metade das afirmações, deve percorrer novamente a WebQuest e adquirir mais conhecimentos e competências.
Beber um café numa esplanada cara, jantar em restaurantes de luxo todos os fins-de-semana, apanhar um táxi porque há preguiça para andar - é dinheiro perdido que se acumula. Quantas vezes utilizaste as tuas poupanças nestas situações?
Ao terminar este WebQuest, poderás refletir sobre a importância do dinheiro e começar a gastá-lo de forma inteligente, a fim de poupar para o futuro. Aprendeste também sobre a diferença entre poupanças a curto e longo prazo e como comparar o risco e a taxa de juro. Tomaste consciência de que tudo o que desejas é a melhor motivação para poupar um pouco do que recebes, seja através do teu salário ou de qualquer outra forma de rendimento.
É muito melhor consumir de forma responsável no presente e poupar montantes fixos hoje do que viver a gastar mais do que ganhas e estar sempre sobre endividado. Este WebQuest ajudou-te a perceber que cada poupança te permitirá viver mais tranquilo e dar-te-á a segurança e independência financeira que necessitas para atingir os objetivos. Sabes que o hábito de poupar deve tornar-se um estilo de vida que te proporcione paz de espírito em épocas desfavoráveis.